Profª. Dra. Ligia de Carvalho Abões Vercelli  | CRP – 06/18073
Psicologia, Psicopedagogia e Assessoria Pedagógica

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Livros

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EBOOK Infâncias desemparedadas pós pandemia

Este livro é fruto de nossa dissertação do mestrado. Os escritos
destas páginas se iniciaram no período da pandemia covid-19, o
pré-projeto foi iniciado duramte o lockdown, e continuamos a
pesquisa durante o período pandêmico e pós-pandemia.

EBOOK Registro Reflexivo

O trabalho dos professores e professoras, especialmente no
segmento da Educação Infantil, utiliza vários tipos de registros que
compõem a documentação pedagógica para acompanhamento do
processo de aprendizagem das crianças, a saber: fotos, filmagens,
mini histórias, portfólios, registro diário, entre outros. Porém, cabe
deixar claro que traremos, à luz da nossa discussão, o registro
escrito pelo professor, sobre o seu fazer diário.

EBOOK A alimentação dos bebês em pauta

Os momentos destinados à alimentação em espaços coletivos, como é o caso da escola, são propícios para o exercício da comensalidade. Nesse espaço, os bebês têm a oportunidade de comer juntos, o que pode promover a interação social e a
construção de relações pessoais e coletivas entre eles. Portanto, entendemos como prática pedagógica em educação, alimentar e nutricional, um conjunto de experiências educativas e de cuidado, que ocorrem de forma indissociável, durante os momentos de
alimentação.

EBOOK Cartas a quem se dedica a ensinar

A presente obra é fruto de estudos do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp), coordenado pela Professora Doutora Ligia de Carvalho Abões Vercelli, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) da Universidade Nove de Julho (Uninove). Nela os leitores e as leitoras encontrarão cartas escritas por professoras e gestoras da escola da primeira infância relatando suas experiências profissionais.

EBOOK A transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Reconhecendo a importância de promover essa transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a pesquisa-intervenção apresentada neste livro, traz à tona a ação supervisora na articulação entre essas dua etapas, de modo a garantir a continuidade no processo de desenvolvimento e aprendizado das crianças, envolvendo os diversos atores da ação educativa.

EBOOK Do parque infantil à EMEI

Os parques infantis criados por Mário de Andrade, em 1935, podem ser considerados como a origem da rede de Educação Infantil paulistana, compreendendo então que estes eram espaços privilegiados, amplos e arborizados, com vários brinquedos e áreas livres; assim, a criança, portadora da cultura de sua classe, tinha um local para conhecê-la.

EBOOK Narrativas auto biográficas: da história pessoal à escolha do objeto de pesquisa

As narrativas auto(biográficas) apresentadas neste livro partiram das vivências pessoais e profissionais de cada pesquisadora, e apontam o quanto elas foram tocadas por suas histórias, pois ao escrevê-las, rememoraram e perceberam que suas memórias determinaram a escolha das carreiras profissionais e dos respectivos objetos de estudo.

EBOOK

Tessituras do cotidiano de bebês e crianças em escolas da primeira infância

A presente obra é fruto de estudos do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp), coordenado pela Professora Doutora Ligia de Carvalho Abões Vercelli, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) da Universidade Nove de Julho (Uninove).

MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO

das professoras que tive à profissional que me tornei

A obra Memórias de escolarização e profissionalização: das professoras que tive à profissional que me tornei é o resultado de estudos realizados pelos membros do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de julho.
Constituído por doze capítulos, o livro reúne ensaios dos participantes desse grupo, os quais publicaram diversas obras voltadas às práticas pedagógicas e à formação de professores da educação infantil, escritos com o intuito de reviver as memórias de escolarização e como elas refletem nas práticas pedagógicas.

O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO E OS OBJETOS TRANSICIONAIS NO PROCESSO.

Esta obra analisa o papel do professor no período de adaptação de bebês e os objetos transicionais nesse processo; traz, portanto, contribuições relevantes das obras de Winnicott e da Teoria do Apego de John Bowlby.  

Educação não Formal

Os livros Psicologia da Educação: múltiplas abordagens e Educação não formal: campos de atuação compõem a coleção Pedagogia de A a Z.  O volume 8 apresenta diferentes teóricos da Psicologia da Educação que oferecem subsídios à prática pedagógica. O volume 11 aborda a educação não formal, seus limites e possibilidades e seus campos de atuação, apontando caminhos ante a realidade de a escola não ser o único espaço de aquisição de saber e ressaltando a articulação e a complementaridade existente entre educação formal e não formal.

Coleção Educação e Infância

A coleção Educação e Infância conta, até o momento, com seis volumes. O primeiro (esgotado na editora por isso não colocado na página) faz uma interlocução da educação e da infância considerando diferentes filmes. O segundo faz uma relação com variadas obras de autores da literatura brasileira e estrangeira. O terceiro dialoga com obras de arte dos diversos movimentos artísticos. No quarto, os autores analisam a educação e a infância com base em letras musicais. “Cartas de quem vive as infâncias” tem como objetivo relatar as experiências vividas pelos autores no contexto escolar através de cartas escritas aos professores. O sexto volume surgiu da necessidade de relatar o modo como professores e gestores realizaram as propostas pedagógicas em contexto remoto.

Fazeres de Professores e de Gestores da Escola da Infância.

Neste livro, os autores escreveram cenas vivenciadas no cotidiano das instituições nas quais atuam, porém, atentos a não fornecerem um receituário, visto que todos entendem que as cenas relatadas representam experiências únicas de cada contexto.

O Currículo da Cidade na história da educação infantil paulistana

Este livro apresenta as impressões da autora sobre o Currículo da Cidade: Educação Infantil. Relata como se deu a sua materialização, os desafios enfrentados pela comissão organizadora no processo de construção e os cinco tópicos que o compõem.

Mestrado profissional em educação

Trata-se de uma obra que tem como principal objetivo a divulgação científica e a análise do cenário da educação e seus muitos desdobramentos, sem esquecer os desafios encontrados pelos profissionais da área, especialmente em tempos de pandemia, que exigiram a adaptação em massa ao ensino à distância.

Trilogia prática pedagógicas e a formação continuada de professores.

Esta trilogia apresenta práticas pedagógicas e de formação de professores advindas das realidades escolares dos autores; revela, portanto, o cotidiano de diferentes Escolas de Educação Infantil de diversas redes municipais de Educação.)

Compromisso social universitário e sua contribuição na formação de professores.

O livro aborda o compromisso social universitário e sua contribuição na formação de professores através de participação em dois projetos sociais. Projeto Ler e Escrever e Educação Interdisciplinar de Jovens e Adultos.

Projetos sociais na universidade brasileira

O livro Projetos sociais na universidade brasileira: vozes e ação pela cidadania resulta de uma pesquisa que analisou se os projetos sociais desenvolvidos pelas universidades de fato exercem ações de responsabilidade social. A partir disso, a obra estuda educação em uma concepção ampla, associada ao conceito de cultura enquanto forma de aprendizagem adquirida ao longo da vida dos cidadãos.

Trilogia formação de professores e práticas docentes para crianças de 0 a 10 anos

Neste livro, a autora compartilha em 10 lições experiências que vivenciou no decorrer de sua carreira profissional situações reais que sempre a ajudaram a construir — e continuamente a repensar – a prática docente, as quais poderão ser de grande utilidade para aqueles que estão no início da jornada em sala de aula ou professores experientes.

Dez Lições aos estudantes de pedagogia.

Esta trilogia discute práticas de gerenciamento, práticas pedagógicas e demais temáticas voltadas à educação de crianças de 0 a 10 anos, articulando teoria e prática pedagógica.

Limites e possibilidades de escuta na Educação infantil

A escuta é um tema muito discutido na Educação Infantil e muito difícil de ser colocada em prática; assim, esta obra apresenta os limites e as possibilidades de escuta na primeira etapa da Educação Básica, trazendo situações do cotidiano escolar.

Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Este livro contém capítulos que abordam temáticas que perpassam as questões referentes à legislação e políticas públicas para a infância, o primeiro ano da docência e estágio na Educação Infantil, a dimensão afetiva na formação inicial de professores, práticas docentes e de registro, letramento para uma alfabetização de qualidade, o ensino da língua inglesa, questões étnico-raciais, educação continuada, gestão escolar e o Projeto Político-Pedagógico.

LAV – Profª. Dra. Ligia de Carvalho Abões Vercelli

PSICOLOGIA, PSICOPEDAGOGIA E ASSESSORIA PEDAGÓGICA

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A clínica não é conveniada a nenhum plano de saúde.
A profissional emite recibo para que os pacientes possam ser reembolsados pelos respectivos planos.

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